(55) 3332 1438 | 9 9128 6838

Abelhas sem ferrão


"A professora Betina Blochtein, da PUCRS, ensina a meliponicultura"

Publicada em: 21 de novembro de 2016 - 17:51 horas Apicultura

No Rio Grande do Sul, existem 23 espécies de abelhas popularmente conhecidas como sem ferrão, nativas ou indígenas. Esses insetos — que pertencem aos grupos meliponini e trigonini — possuem ferrão atrofiado e, em geral, são pouco agressivos. A criação racional de abelhas como jataí, mirim e tubuna chama-se meliponicultura.

Abelhas sem ferrão

Foto: Camila Domingues / Especial

1 — Adquira uma colmeia de um apicultor ou utilize iscas para atrair os insetos. O ninho-isca pode ser feito uma garrafa PET (limpa e envolvida em material que seja isolante térmico, como lona ou jornal, e colocada na horizontal, com um pequeno orifício na tampa) ou uma pequena caixa de madeira. A caixa é a mais indicada, pois, se vier a ser habitada, a colônia não terá que ser transferida, como no caso da garrafa PET.

Abelhas sem ferrão

Foto: Camila Domingues / Especial

2 — A caixa é composta de um suporte, que a deixa mais elevada; uma parte intermediária, oca, onde as abelhas construirão o ninho; e uma tampa. Conforme a colmeia for crescendo, novos níveis poderão ser incluídos, como uma melgueira (uma lâmina com furos), de onde o mel poderá ser extraído com uma seringa. As abelhas nativas produzem cerca de um litro de mel por ano.

Abelhas sem ferrão

Foto: Camila Domingues / Especial

3 — Para tornar o ninho-isca mais atrativo, uma dica é borrifar extrato de própolis na estrutura. A caixa de madeira deve ser instalada em um ambiente protegido do sol e da chuva. As abelhas nativas não exigem muitos cuidados. Segundo a professora Betina Blochtein, da PUCRS, a única exigência é que elas sejam deixadas em áreas que possuam flores, de onde irão extrair seu alimento.

Abelhas sem ferrão

Foto: Camila Domingues / Especial


Fonte: Campo e Lavoura


Veja também:

Produtos em Destaque

Escolhemos alguns produtos que possam lhe interessar. Você também pode conhecer nosso catálogo completo.

  • SEIF-160

    Centrífuga de Mel Elétrica - Controle Eletrônic...

    Veja mais
  • FEE-200

    Centrífuga de Mel Elétrica - Embreagem

    Veja mais
  • Desoperculadora Elétrica - Direita

    Desoperculadora Elétrica

    Veja mais