(55) 3332 1438 | 9 9128 6838

Maiores criadores de abelha Jataí de Porto Mauá


"O casal Natália e Mário Campanher, residentes no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, são os maiores criadores de abelha jataí do município."

Publicada em: 11 de abril de 2016 - 15:02 horas Apicultura

Maiores criadores de abelha Jataí de Porto Mauá

Foto: Vilson Winkler

O casal Natália e Mário Campanher, residentes no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, são os maiores criadores de abelha jataí do município.

São 62 colméias espalhadas nas proximidades da residência, devido ao controle (limpeza) e risco de furtos, todas colocadas na sombra.

A primeira colmeia foi doada por Vilmar Campanher (irmão e vizinho), no ano de 2005, a partir de então foi sendo ampliado anualmente o número de colmeias, que requerem diversos cuidados, inclusive na colheita do mel.

Maiores criadores de abelha Jataí de Porto Mauá

 Foto: Vilson Winkler

O mel é colhido em dias de tempo bom (dias quentes), entre 9 e 14 horas, horário em que as abelhas saem das caixas (casas) para procurar mel. Os meses de dezembro e janeiro são propícios para colheita.

É possível melar até duas vezes ao ano quando há bastante floração e pouca chuva. Os dias chuvosos prejudicam a colheita de mel pelas abelhas junto às flores.

Para melar uma colmeia leva-se a caixinha (casa) até um local fechado, para o cheiro do mel não atrair outras variedades de abelhas.

Cada colmeia é melada individualmente, uma por uma, para melar abre-se a caixinha, retira o mel, posteriormente é fechado e levado de volta ao mesmo local onde havia sido retirado. O casal consegue melar em torno de vinte colmeias ao dia (9 às 14 horas).

Para separar o mel dos favos é usada uma peneira e bacia esterilizada.

Os favos são colocados na peneira que é colocada na borda superior da bacia, este mel levará em torno de oito horas para escorrer. Uma centrífuga agilizaria este processo.

As caixinhas (casas) devem ser limpas por fora pelo menos três vezes ao ano, devido ao ataque dos inimigos naturais, tais como: formigas e aranhas.

Possuem diversas dimensões, as preferidas pelos jataís são compridas e estreitas (70 x 20cm).

A cera dos favos é guardada para pegar novos enxames. Cada colmeia produz em torno de um quilo de mel por ano.

Fonte: Ijui.com


Veja também:

Produtos em Destaque

Escolhemos alguns produtos que possam lhe interessar. Você também pode conhecer nosso catálogo completo.

  • SEIF-160

    Centrífuga de Mel Elétrica - Controle Eletrônic...

    Veja mais
  • FEE-200

    Centrífuga de Mel Elétrica - Embreagem

    Veja mais
  • Desoperculadora Elétrica - Direita

    Desoperculadora Elétrica

    Veja mais